IX Colóquio Heidegger  2004

PUC-SP, auditório da Unidade Cogeae Caio Prado, 15 e 16 de outubro de 2004 

A natureza em Heidegger

A natureza em Heidegger é o tema do IX Colóquio Heidegger, promovido pela Cogeae/PUC-SP (Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) nos dias 15 e 16 de outubro de 2004 com a participação, em palestras e mesa-redonda, de filósofos e profissionais de diversas áreas do conhecimento que se dedicam ao estudo e à prática do pensamento heideggeriano.

O evento é aberto a filósofos, psicólogos, psicanalistas e a todos os interessados na filosofia de Martin Heidegger, um dos mais importantes filósofos do século XX, cujo pensamento influenciou profundamente não apenas os estudiosos da história da metafísica, mas os mais diversos domínios da cultura contemporânea (entre eles a teoria e a prática terapêutica),

Coordenado pelo prof. dr. Zeljko Loparic, o IX Colóquio Heidegger abordará, entre outros temas, O conceito de natureza em Guardini e Heidegger, A natureza dos antigos e dos modernos segundo Heidegger e Natureza e arte em Heidegger. Além disso, no dia 16 de outubro, a mesa-redonda, coordenada pelos professores Antonio Augusto P. Videira (UERJ) e Robson Ramos dos Reis (UFSM), terá como temática Heidegger e Heisenberg – ciência e filosofia da natureza.

Image
Programa

Organização

Zeljko Loparic
Leopoldo Fulgencio
Robson Ramos dos Reis

 

Apoios

Programa em pós-graduação em Filosofia - UNICAMP
Programa em pós-graduação em Psicologia Clínica - PUCSP
Grupo de pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas – GFPP
GT Heidegger da ANPOF