XII Colóquio Heidegger  2007

PUCS, auditório 239, 26 e 27 de outubro de 2007 

Pode um Deus ainda nos salvar?

O tema do XII Colóquio Heidegger está ligado à conhecida (e polêmica) afirmação de Heidegger – "Só um Deus pode ainda nos salvar" (Nur noch ein Gott kann uns retten) – feita à Revista alemã Der Spiegel no dia 23/Set/1966 e publicada só em 1976, após a sua morte, atendendo ao pedido do próprio filósofoTodavia, para deixá-la ainda mais provocativa, optamos por colocá-la na forma interrogativa: “Pode um Deus ainda nos salvar?”. Com esse modo de propor o tema, acreditamos que o Colóquio estará ganhando maior liberdade para tratar de assuntos similares em Heidegger como o Sagrado, Deus, Teologia, Poesia, etc., em comparação ao modelo de nossos Colóquios anteriores, do tipo "Heidegger e ...".

Mas esse modo interrogativo da afirmação heideggeriana tem também o propósito de abri-la na forma de uma problematização. Se a dirigíssemos, então, ao próprio Heidegger, perguntando-lhe se um Deus poderia ainda nos salvar, certamente ele nos responderia apontando para o seu próprio caminho de pensamento que – no que diz respeito ao problema de Deus, tal como sabemos –, é marcado por um "duplo não". Não ao Deus Causa sui da metafísica que não nos revela nenhuma experiência porque é interpretado apenas como fundamento lógico da realidade (primeiro Heidegger); e não a um Deus sobre quem uma possível linguagem portadora de uma nova experiência não consegue ainda chegar ao pensamento (segundo Heidegger). No entremeio desse duplo não se encontra a indigência de nossa época, enquanto o pleno acabamento da História do esquecimento do ser. Por isso, no entender de Heidegger, antes dessa ausência da experiência de Deus, nossa indigência central é perda da experiência do ser. E Deus não se deixa ver se o pensamento, de antemão, não lhe prepara uma estância (Aufenthalt) para o aparecimento de seu ser e de sua divindade. Somente uma tal preparação fará com que os divinos voltem novamente sua claridade para o lugar onde os mortais habitam. 

No Colóquio deste ano de 2007, procurou-se dar continuidade à proposta iniciada no Colóquio anterior que foi a de abrir o espaço para a apresentação de Comunicações com o intuito dar mais oportunidade para jovens pesquisadores ou estudiosos interessados no pensamento de Heidegger, contribuindo, deste modo, para estimular os estudos heideggerianos no país.  

Image
Caderno de resumos

Organização

Zeljko Loparic
José Carlos Michelazzo
Maria de Fátima Dias
Eder Soares Santos

 

Apoios

Programa em pós-graduação em Filosofia - UNICAMP
Programa em pós-graduação em Psicologia Clínica - PUCSP
Grupo de pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas – GFPP
GT Heidegger da ANPOF