XIX Colóquio Heidegger  2014

PUC-Rio, 23 a 25 de Outubro de 2014

Historicidade, violência, comunidade

Ao contemplar a discussão das relações entre história, violência e comunidade, o programa do Colóquio Heidegger define um campo de investigação amplo, a ser abordado a partir de diferentes perspectivas teóricas. Por certo, o problema da relação entre filosofia e política desponta em primeiro plano, mas mesmo sob este aspecto a temática permite investigações diferenciadas e mesmo contrapostas: por um lado, é evidente que o engajamento de Heidegger junto ao nacional-socialismo instiga inúmeras questões críticas quanto à sua interpretação e quanto a seus limites teóricos. Por outro lado, a filosofia heideggeriana também tem inspirado a reflexão de pensadores políticos contemporâneos como Roberto Esposito e Jean-Luc Nancy, dentre outros, os quais têm procurado repensar a noção de comunidade, afastando-a dos vínculos teóricos que tão amiúde amarraram filosofia e violência, em função de interesses políticos comunitários. Ademais, o programa do colóquio ainda sugere investigações a respeito do modo como Heidegger repensou filosoficamente a história, tanto no momento da ontologia fundamental, quanto após a viragem, como reconsiderou a questão da violência, da polis,do ser-com e da poesia, para mencionar apenas alguns tópicos de interesse, dentre outros possíveis.

O tema do Colóquio Heidegger do presente ano também possui grande importância, na medida em que coincide com a recente publicação de três volumes da Obra Completa, os Schwarze Hefte (Cadernos Negros). Estes livros têm promovido uma grande movimentação investigativa e crítica nos meios especializados, especialmente em relação com temas políticos ligados à obra e à vida de Heidegger. Neste sentido, a coordenação do evento organizou uma mesa redonda com o editor dos três volumes recentemente publicados, o prof. Peter Trawny, de Wuppertal, assim como os professores Angel Xolocotzi (México), Luís Rossi (Argentina), Alexandre Franco de Sá (Portugal) e Ernildo Stein (PUC-RS), renomados pesquisadores na temática referente à relação entre ontologia e política na Obra de Heidegger.

Além da mesa redonda e dos palestrantes indicados no programa, a programação do XIX Colóquio Heidegger inclui  a realização de Comunicações (selecionadas por uma comissão de avaliação dos trabalhos submetidos).

 

Image

Organização

Alexandre Ferreira

Eder Soares Santos

Róbson Ramos dos Reis