XXII Colóquio Heidegger  2017

Unifesp, auditório do Hospital do Rim, 26 a 28 de outubro de 2017 

Variedades da intencionalidade: Transcendência e Acontecimento

O tema do XXII Colóquio HeideggerVariedades da intencionalidade: Transcendência e Acontecimento – resultou de uma demanda apresentada por professores e médicos ligados ao Hospital do Rim, Faculdade Paulista de Medicina-UNIFESP, em cujas dependências tem sido sediados os Colóquios Heidegger desde 2012. Em várias ocasiões foi relatado à Comissão Organizadora dos Colóquios Heidegger a importância de uma temática filosófica para a o público de profissionais, pesquisadores e estudantes com atividades no Hospital do Rim. Neste sentido, a Comissão Organizadora decidiu-se por um tema que permitisse abordar, a partir da perspectiva da filosofia de Martin Heidegger, os inúmeros e importantes problemas conceituais e de fundamentos suscitados pelas Ciências da Saúde. O alcance do evento de 2017 transcende, portanto, o interesse do público da área da Filosofia e da Fenomenologia, abrangendo também problemas conceituais e de fundamentos dos profissionais e pesquisadores da área das Ciências da Saúde.

Cabe ressaltar que a abordagem fenomenológica de problemas relacionados com a teoria da Medicina e com os fundamentos das Ciências da Saúde já constitui um campo reconhecido de contribuições filosóficas. A partir do trabalho pioneiro de Buytendijk, até as contribuições da segunda metade do século XX, consolidou-se um campo de abordagem fenomenológica e hermenêutica dos problemas filosóficos ligados à teoria da Medicina e as Ciências da Saúde. A relevância da obra de Heidegger para este contexto temático é evidente, tanto no marco dos problemas da analítica existencial, quanto da história do ser e da meditação sobre a tecnologia moderna. Neste sentido, o tema do Colóquio Heidegger de 2017 reveste-se de uma relevância histórica, no plano dos estudos históricos e reconstrutivos da obra de Heidegger, quanto no horizonte de problemas conceituais e de fundamentos nas Ciências da Saúde.

Em continuidade com a consolidação da inserção internacional dos pesquisadores brasileiros o XXII Colóquio Heidegger terá a presença pesquisadores estrangeiros (Portugal e Chile) , com destaque para a Profa. Irene Borges Duarte - atual presidente da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica e coordenadora do projeto de tradução Heidegger em português – e para  Bernardo Ainbinder pesquisador da tradição transcendental e seus desenvolvimentos na fenomenologia. 

Image
Caderno de resumos
Image
Natureza Humana
Vol.21, no.1, jan./jun. 2019
Dossiê sobre o XXII Colóquio Heidegger

Organização

Alexandre Ferreira

Eder Soares Santos

Róbson Ramos dos Reis 

Tito Marques Palmeiro