XIV Colóquio Heidegger 2009
Paraty-RJ, 27 de outubro de 2009
História, escassez e liberdade
O XIV Colóquio Heidegger será realizado neste ano em associação com o II Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia. Procuramos definir inicialmente uma temática que pudesse oferecer um campo propício para o desenvolvimento de questões fenomenológicas fundamentais e que não cerceasse ao mesmo tempo a possibilidade de articulação de trabalhos marcados por perspectivas autorais e conceituais diversas. Diante da riqueza da tradição fenomenológica desde a sua fundação com o pensamento husserliano, passando por seus desdobramentos essenciais com Heidegger, Sartre e Merlau-Ponty, se aproximando da conexão entre fenomenologia e hermenêutica proposta por Hans-Georg Gadamer e Paul Ricoeur, até chegar à moderna fenomenologia francesa com Emmanuel Levinas, Jean François Courtine e Jean Luc-Marion, a fenomenologia contém uma série de estações intermediárias e de diálogos paralelos que precisam ser abarcados em um evento do porte do II Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia. Exatamente por isto, a relação entre fenomenologia, natureza e técnica, por sua significância na obra de todos os ícones do pensamento fenomenológico e por sua atualidade inconteste, nos pareceu o tema ideal. Esse tema, por sua vez, será dividido em cinco blocos, nos quais se agruparão, então, as atividades dos diversos grupos de participantes:
I) Natureza, técnica e ciência;
II) O conceito de natureza na fenomenologia;
III) História, escassez e liberdade (XIV Colóquio Internacional Heidegger);
IV) Natureza, espaço virtual e espaço maquinal;
V) Fenomenologia e Hermenêutica da Natureza (III Congresso Internacional: Questões Fundamentais da Hermenêutica Filosófica).
O que se busca com o tema do congresso, portanto, não é apenas apresentar um âmbito de questionamento de relevância inconteste para a fenomenologia e para a filosofia contemporânea, mas também respeitar a rica diversidade da tradição fenomenológica e propiciar uma participação tão abrangente quanto possível de todos aqueles que efetivamente se dedicam ao exercício da fenomenologia em suas mais diversas vertentes.
Organização
Oswaldo Giacoia Júnior
José Carlos Michelazzo
Eder Soares Santos
Apoios
II Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia
IV Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Fenomenologia - Seção SP
Grupo de pesquisa em Filosofia e Práticas Psicoterápicas – GFPP
GT Heidegger da ANPOF